quinta-feira, 26 de maio de 2011

El Espinazo del Diablo (A Espinha do Diabo)

  
  Embora o nome seja sugestivo à um filme sobre demônios, o enredo nada tem à ver com esses seres malignos, logo não pode ser classificado como terror, mas sim como suspense.

   "A história se passa nos anos 30, em plena  Guerra Espanhola. Um orfanato no meio do nada abriga os filhos dos combatentes da "causa", dirigido pela senhora de uma perna só, Carmen (Marisa Paedes).
  Tudo se inicia quando Carlos (Fernando Tielve) é levado por um amigo de seu pai para o orfanato. O menino não sabe que o pai morreu na guerra.
  Logo em sua primeira noite no orfanato, Carlos é visitado pelo espirito de um garoto chamado Santi (Junio Valverde), que derruba as jarras de água do quarto. Por causa disso Carlos é desafiado por Jaime a ir buscar mais água. Assim que ambos, Carlos e Jaime, vão para a cozinha, os outros meninos ficam a observar pela janela se eles irão ou não ser pegos, já que não é permitido sair do dormitório durante a noite." A Partir daí, só assitindo mesmo.

  O filme, que foi dirigido por Guilhermo Del Toro, é baseado numa obra de Pedro Almodovar.

Comentário:  A história não é aterrorizante, nem mesmo as aparições de Santi. Os elementos utilizados, como a inocência e frieza das crianças, casos amorosos e carnais, traição, ambição, é que fazem o filme ser único. Hoje em dia existem muitos filmes em que crianças são perseguidas por espíritos, mas esse filme mostra isso de uma forma diferente e independente de crenças religiosas. A ambição dos personagens (dinheiro, vingança, mulher) é posta como um aperitivo de cada um deles. Vale a pena ver e rever esse filme, um clássico como nenhum outro. Uma ótima produção espanhola que nos leva a pensar sobre nossos conceitos sobre vida, ambições, morte, e claro, fantasmas.

http://www.youtube.com/watch?v=TJmFlqZm8Vg

Obs.: as opniões expostas nesse blog são exsclusivas da autora do blog. Comentários e opniões são bem vindos, desde que não sejam de mal gosto.

Um comentário:

  1. Camila,adorei seu Blog.Bem tipo que eu sou suspeito para falar de cinema,o Chico também adorou.
    Quero ver mais comentarios
    Beijos Junior da Locadora

    ResponderExcluir